Os cinco sinais do envelhecimento facial

Os cinco sinais do envelhecimento facial
Tassiane Ortega Tassiane Ortega
07/04/2017 15:40:30 hs

Estudos recentes evidenciaram que os sinais que denunciam o envelhecimento facial possuem cinco características marcantes. Esses sinais aparecem naturalmente e acentuam-se por hábitos cometidos no dia a dia. Felizmente há diversos procedimentos para cada uma dessas marcas.

 

1.   Alteração da textura da pele

 

A capacidade reduzida de hidratação com o passar do tempo afeta o brilho e a vitalidade da pele. Quando isso acontece, as peles morenas ou oleosas tendem a ficar mais espessas, enquanto as peles mais claras ou secas tornam-se mais finas.

 

Para reverter esse processo é indicada uma mudança de hábitos (ingerir mais frutas, legumes e verduras, consumir muita água, não fumar...) e fazer uso de cremes à base de vitamina C, silício orgânico e ácido hialurônico, por exemplo. Ter, ainda, o auxílio de tratamentos como o peeling físico e químico, pois isso possibilita renovar e revitalizar a pele.

 

2.   Manchas escuras

 

As manchas aparecem após exposições solares constantes ou após alterações hormonais (em gestantes, idosos e jovens que utilizam alguns contraceptivos orais). Estas manchas escuras conferem aspecto envelhecido à pessoa.

 

Para tratá-las são aconselháveis os peelings clareadores, lasers e mesoterapia. Lembrando que se a indicação não for bem-feita, a mancha pode piorar (aumentando o tamanho e/ou a cor).

 

3.   Rugas e marcas de expressão

 

A perda de colágeno ocasiona a aparição de marcas de expressão. Estas, com o tempo, deixam de aparecer apenas quando é feita a expressão facial (espanto, braveza, sorriso com os olhos, fedor) e permanecem mesmo com a face em repouso. Fatores externos como estresse, alimentação desregrada, tabagismo e exposição ao sol são responsáveis por agravar as rugas, enquanto formulações com vitamina C, E, silício orgânico, licopeno e resveratrol podem amenizá-las.

 

São indicados todos os procedimentos que estimulem a produção de colágeno. E ainda a toxina botulínica, a qual auxilia na prevenção contra o aumento dessas marcas de expressão.

 

 

4.   Perda do contorno facial

 

A redução na produção das fibras de colágeno e elastina, o deslizamento dos compartimentos de gordura naturais da face e a perda de estrutura óssea são os principais responsáveis por reduzir a capacidade de sustentação do rosto. Assim ocorre o aumento da flacidez e, consequentemente, a perda do contorno linear facial. Em alguns casos, fica difícil delimitar a transição entre o rosto e o pescoço. São necessários procedimentos com maior capacidade de estímulo de colágeno, como com os fios de sustentação absorvíveis.

 

5.   Perda de volume facial

 

Com o envelhecimento, até mesmo a gordura de sustentação do rosto é perdida, o que acaba resultando em áreas aprofundadas na bochecha, têmporas e região dos olhos. Para tratar, a resposta está nos estimuladores de colágeno e de ácido polilático. O preenchimento com ácido hialurônico de alta densidade também oferece resultados satisfatórios.

 

Para o tratamento desses cinco sinais de envelhecimento, assim como a prevenção deles, procure orientação de profissionais que cuidem dos pacientes de forma individualizada e evidenciem a beleza de cada um.

Leia também

O corpo desejado no verão se constrói no inverno

O corpo desejado no verão se constrói no inverno
  Quando se trata de emagrecimento ou até mesmo ganho de massa magra, não existem milagres. Portanto, devemos associar uma dieta balanceada à prática de atividade física e, se necessário, a alguns procedimentos estéticos. Estes irão atuar como aliados e potencializar a nova rotina...

Peeling de fenol atenuado

Peeling de fenol atenuado
  A expectativa de longevidade despertou na população a preocupação com a saúde, assim como com a aparência física. Aliadas aos avanços científicos, as técnicas de rejuvenescimento estão aperfeiçoando-se.     O peeling químico...

A beleza está na diversidade

A beleza está na diversidade
Comemorando 103 anos de muita beleza e diversidade no mês de junho, Foz do Iguaçu é considerado um dos municípios mais multiculturais do Brasil. Atualmente podem ser encontrados mais de 70 grupos étnicos, provenientes do mundo todo. A população, estimada em 263.915 habitantes, divide-se entre...

Aberta a temporada de peeling

Aberta a temporada de peeling
Quando chega o outono, a pele começa a mostrar o quanto foi castigada pelo Sol, vento, maresia e outros problemas do verão. E é exatamente esta a época ideal para começar os tratamentos com peeling químico que deixam a pele com uma cor uniforme, sem marcas e mais hidratada.   Para quem...