Barba, cabelo e bigode!

Barba, cabelo e bigode!
Mariana Piccinin Mariana Piccinin
19/07/2017 10:56:56 hs

 

 

O must-have do momento é o mustache… O bigode e a barba são a tendência em beleza masculina. Os hormônios androgênicos estimulam os pelos faciais, que se tornam mais espessos, em maior quantidade e com glândulas de oleosidade mais ativas e maiores.



Por isso, a pele do homem é mais espessa, oleosa e com maior quantidade de pelos em relação à da mulher. Pode ocorrer encravamento e foliculite, que é a infecção local em qualquer área, mas onde os pelos são mais espessos isso vai ser mais frequente.

 

Por outro lado, esses mesmos hormônios no couro cabeludo podem participar da calvície. A escolha do xampu correto pode ajudar, inclusive, no tratamento, por isso “bora” dar um pulo na dermatologista.

 


Todo barbado já teve ou tem alguma mulher em sua vida que gostava de espremer seus cravos e desencravar seus pelos, mas fica a dica: isso está proibido, já que só favorece a inflamação e a formação de cistos e cicatrizes.

 

 

Outra dica importante: lave o rosto com um sabonete adequado ao seu tipo de pele, porém prefira um xampu sem sal ou sabonete sem sal para lavar a barba. Sentiu os pelos da barba secos? Use condicionador, mas aplique apenas nos fios. E evite produtos com excesso de álcool, já que aumentam a oleosidade da pele.



Processo de barbear

 

O ato de barbear-se é um dos mais importantes na rotina dos homens que não podem aderir ao estilo “lenhador” devido ao trabalho, por exemplo.

 

Então seguem dicas para o ritual de fazer a barba:

 

1. Limpe com produto adequado, enxaguando e secando bem o local. Nesta etapa, a água morna é bem-vinda.



2. Em seguida aplique um produto de barbear, também adequado ao tipo de pele, amolecendo os pelos, facilitando o deslizar da lâmina e diminuindo a irritação.

 

3. Após a limpeza e uso do produto específico, o pelo deverá ser cortado, de preferência no sentido do crescimento, para evitar lesões. É importante que a lâmina esteja em boas condições, evitando assim que seja passada muitas vezes sobre a pele, causando mais irritações.

 

4. Evite o uso de álcool e produtos irritantes após barbear-se. Compressas refrescantes com água fria estão liberadas assim como loções ou cremes para acalmar. Não faça uso de produtos gordurosos, assim como pasta de dente, Hipoglós e Minâncora, pois facilitam a oclusão do folículo e o encravamento.



5. Se o clima estiver seco, prefira barbear-se menos ou utilizando produtos hidratantes depois. Está quente e/ou úmido? Aumente a frequência do barbear e prefira produtos que removam um pouco mais a oleosidade.

 

Cabelos e barba finos ou ralos

 

Mas e se os cabelos e a barba estão finos ou ralos, existe tratamento? Sim! Podemos usar medicações e fatores de crescimento, tópicos, via oral e até mesmo em forma de microagulhamento.

Leia também

Colágeno natural e totalmente seu!

Colágeno natural e totalmente seu!
  A tendência em várias áreas da medicina é a bioestimulação, ou seja, utilizar um produto ou técnica para estimular o corpo a produzir naturalmente os componentes que estão em declínio.     O SculptraÒ é um bioestimulador injetável,...

Reduzir a gordura localizada sem contato e sem dor?

Reduzir a gordura localizada sem contato e sem dor?
  Sim, é possível! E com muito mais vantagens do que em outros tratamentos disponíveis no mercado. Quer saber mais?     O Vanquish é uma radiofrequência seletiva, sem contato e indolor, que cria um campo emissor de energia eletromagnética baseada na diferença de cargas...

Conheça o ácido deoxicólico

Conheça o ácido deoxicólico
Por Dra. Mariana Piccinin   Dermatologista   CRM – 26644 | RQE – 17838     Hoje vamos falar do ácido deoxicólico, desoxicólico ou, comercialmente fora do Brasil, Kybella. O produto está em alta devido à marca americana mencionada, mas que ainda não...

Você já ouviu falar em mommy makeover

Você já ouviu falar em mommy makeover
Por Dra. Mariana Piccinin Dermatologista CRM – 26644 | RQE – 17838   Saiba mais sobre essa supertendência nos Estados Unidos Para celebrar o mês das mães vamos falar sobre o mommy makeover, uma supertendência nos EUA, que nada mais é que a recuperação da mamãe...