Câncer nos olhos

Câncer nos olhos
Marcos Szpak Martins Marcos Szpak Martins
03/08/2017 10:10:38 hs

 

O câncer ocular é uma doença de difícil ocorrência, porém não tem boa evolução e pode afetar várias estruturas dos olhos. Pode ser por metástase de outros tumores pelo corpo ou não. Os tipos mais comuns são chamados de retinoblastoma e melanoma.

 

 
Retinoblastoma


O retinoblastoma é o tumor maligno que comumente acontece na infância. Seu sinal mais comum é o reflexo pupilar branco. Quando a luz do flash da câmera bate sobre os olhos e reflete o branco na pupila, representa o reflexo da luz sobre a superfície do tumor.

 


O sucesso no tratamento depende da precocidade com que for diagnosticado; para isso, pais e pediatra devem estar atentos.

 

 

Melanoma

 

O melanoma ocular é o tumor que ocorre com maior frequência em adultos homens ou mulheres, na idade entre 45 e 60 anos de idade.
Pode ocorrer em diferentes partes do globo ocular. Seus sintomas podem ser o aparecimento de flashes de luz e perda da visão, entre outros.

 

 

O diagnóstico é realizado por meio de exames oftalmológicos que permitem o mapeamento da retina e pela ultrassonografia.

 

 

Os tratamentos para ambos variam desde cirurgia, terapia com laser, quimioterapia e, em casos mais graves, até a remoção do globo ocular.

Leia também

Cirurgias a laser para correção de miopia, astigmatismo e

Cirurgias a laser para correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia
  Uma das opções para aquelas pessoas que não querem usar óculos ou lentes de contato para correção de miopia, hipermetropia ou astigmatismo é submeter-se à cirurgia refrativa (cirurgia a laser para redução do grau).   Avanços na área de...