Psicoterapia em Gestalt-terapia

 Psicoterapia em Gestalt-terapia
Anna Paula Cruz Anna Paula Cruz
13/09/2017 10:33:10 hs

 

A psicoterapia é realizada por psicólogos e/ou psiquiatras na qual se trabalha o psiquismo, como tratamento ou prevenção da saúde mental. É um processo de crescimento e expansão da consciência, sendo em parte autônomo e no tempo de cada pessoa.

 

 

Consiste no processo dialógico, ou seja, o diálogo entre cliente e psicoterapeuta, e para isso é necessário aceitação, entusiasmo e autossuporte. A tarefa do psicoterapeuta é acolher o cliente com tudo o que lhe gera desconforto emocional, sem julgamento, em um ambiente sigiloso e seguro.

 

 

Também consiste em criar condições para experimentação de novas maneiras de perceber o mundo e ensaiar concretamente novas formas de diálogo. Nesse processo busca-se a formação do novo como um todo, que é maior do que a soma das partes. Forma-se um novo, novas possibilidades, inter-relacionando em que o movimento de um interfere no movimento do outro.

 

 

O processo trabalha com o aqui e o agora da pessoa, e como esse aqui e agora inclui a sua história e sobras do passado por meio da postura corporal, hábitos e crenças.

 

 

Em cada sessão busca-se que a pessoa aprenda a discriminar entre ideias e ideações, situações, comportamentos e emoções desgastadas, e incentiva a criar, identificar e utilizar o novo.

 

 

Não podemos mudar os fatos da vida; o ponto de partida da psicoterapia consiste na possibilidade de olhar a própria vida a partir de outro ângulo, de uma perspectiva nova e reconstruindo uma outra história.

 

 

Na psicoterapia com crianças, o processo é o mesmo, mas de forma lúdica, e também envolve diretamente a família e a escola. Envolver os pais no processo não significa culpá-los ou apontar falhas na educação, e sim um trabalho conjunto na busca de um convívio saudável em um todo. Não é também designar “mocinho e bandido”, ao contrário, é um trabalho de acolhimento e novas perspectivas do bem viver nas condições possíveis de cada família.

 

Leia também

Psicoterapia como prevenção

Psicoterapia como prevenção
Em geral o ser humano é composto por emoções, sentimentos e estados de ânimo. A emoção é a força que dá energia às nossas ações e sua conscientização e expressão afetam diretamente o modo de nos posicionarmos no mundo, ou seja, caracterizam-se...

Você conhece Gestalt-Terapia?

Você conhece Gestalt-Terapia?
  A Gestalt-Terapia surgiu na década de 50, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil na década de 70, e seu principal fundador foi o médico psiquiatra alemão F. Perls. É uma das abordagens das psicologias, tendo várias influências, entre elas o Zen-Budismo.     É uma...